Home » DICA DO VETERINÁRIO » Doença Periodontal
 
Doença Periodontal
1 de 4

As lesões são provocadas pela placa bacteriana, que se acumulam ao redor dos dentes, principalmente onde a língua, lábios ou abrasão dos alimentos não chega. No estágio inicial temos apenas uma inflamação da gengiva, conhecida como gengivite, o que já produz um mau hálito. Com  o passar dos dias esta placa vai ficando rica em bactérias patogênicas, as quais vão destruindo o ligamento que prende o dente no alvéolo e começamos a ter mineralização da placa dando origem ao cálculo dental ou tártaro. À medida que a destruição ligamento acontece, temos a formação de bolsas ao redor do dente com perda de osso e presença de pus.

Este processo é dolorido, e muitas vezes o proprietário não percebe os ssinais emitidos pelo animal, que passa a pata sobre o focinho, raspa a cabeça no chão ou imediatamente solta o alimento ao comer, devido à dor. Esta infecção´por via sanguínea provocar insuficiência renal, miocardite, hepatite, poliartrite etc...

Para prevenir se devemos escovar os dentes uma vez ao dia, com pasta dental veterinária: no momento a da Virbac é a unica que tem a enzima que evita a formação da placa bacteriana. Deve evitar-se o uso de pasta dental humana já que esta contém sabões e flúor, e como o animal não cospe pode ficar intoxicado(fluorose).Se for difícilescovar, ossinhos de couro ou Chews auxiliam bastante.

Na presença de gengivite ou cálculos, para evitar a perda dos dentes e dar uma qualidade de vida melhor, temos que submeter o animal á anestesia inalatória, com exames pré-anestésicos: ecg,bioquímicos para curetagem da placa e remoção dos cálculos, RX dos dentes com furca exposta para possível extração ou não. Ultra-som odontológico, em alguns casos de dentes fraturados tratamento de canal, restauração, jato de bicarbonato e finalmente polimento. Todo este procedimento leva de 2 a 3 horas. Tanto a anestesia inalatória quanto o monitoramento cardio-respiratório são necessários porque pode queimar o dente e gengiva é necessário o uso de água para resfriar.

 Recomendo a realização do tratamento periodontal pelo menos uma vez ao ano em animais que não escovam os dentes principalmente os de porte pequeno(toy em geral e gatos).Já entre os que escovam os dentes, perodicamente pode ser longa.

(41) 3338.0337 - Av. Desembargador Hugo Simás, 1231- Lj. 01, 02 e 03 - Bom Retiro - Curitiba / PR - petstore@bicholocko.com.br